O Programa de Compliance Individual da Shield Compliance (PCI) visa identificar e analisar a visão que candidatos e mesmo colaboradores, em vias de promoção, tem diante de diversos dilemas éticos corporativos. Isso é extremamente relevante, pois muitas vezes os funcionários agem de maneira indevida acreditando estarem fazendo a coisa certa.
Certa vez entrevistei uma candidata a babá de um cliente VIP em Recife, perguntei a ela o que ela faria se um fornecedor da casa lhe oferecesse um presente, como um celular ou mesmo uma viagem de férias. Ela prontamente me respondeu:
– Se fosse de bom coração eu aceitaria é claro!
A funcionária foi contratada e, em seu primeiro dia de trabalho eu estava lá, me sentei com ela no sofá da residência e lhe perguntei se ela sabia como assaltantes e mesmo sequestradores conseguiam informações da rotina da casa, a nova babá me disse que não tinha ideia, então eu lhe falei:
– Muitas vezes eles conseguem informações conquistando a confiança dos funcionários da casa, isso é possível, dentre outras coisas, com presentes! Eles oferecem algo e, depois, se aproveitam da gratidão para obterem informações da casa, como rotinas, horários e destinos dos moradores.
A babá arregalou os olhos, respirou fundo e me agradeceu profundamente:
– Nunca mais que eu penso em aceitar algo, se oferecerem eu aviso o dono da casa! Muito obrigada.
E você? Quer identificar riscos previamente mapeados em sua organização? Conte conosco! Nosso PCI é a solução certa para você!
Grande abraço!
André Costa de Almeida, OAB/SP: 314.283 | cfi | pdpe | cpc-a | mba